-
Arquitetos: F2A+Partners
- Área: 950 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:City Syntax
-
Fabricantes: Mitsubishi Thailand, Porcelanosa Grupo, Shanghai Yaohua Pilkington, Supercrete, Turkish Marble Company
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um terreno de esquina na área residencial de Bashundhara, Bangladesh, a “Kakoli Manor” foi projetada com a ideia de implementar técnicas e recursos de construção contemporâneos. Com ruas nos dois lados, o terreno cria uma oportunidade interessante para inverter a condição típica de uma casa suburbana. As consequências instigaram um sentimento geral de clareza e compostura – uma casa que melhora a vida da família em crescimento a qual reside dentro de suas paredes. Sendo assim, a residência surgiu com uma forma introvertida em uma massa sólida de concreto que se mantém imóvel e arrojada do lado de fora. O vigoroso jogo de luz e sombra é percebido apenas quando se entra e se percorre os diferentes espaços internos.
No térreo encontram-se o estacionamento, sala de estar, jantar, despensa e pátio com piscina. O primeiro andar inclui uma área de jantar familiar e uma bancada, duas cozinhas separadas, uma sala de TV e um closet suficientemente grande, projetado especialmente para a dona da casa. Este andar é onde os moradores passam a maior parte do tempo. O segundo pavimento é uma zona privada composta por dois quartos para as crianças e um quarto para os pais, cada qual se abrindo para um terraço. O terceiro andar, por fim, abriga os espaços abertos; contém uma academia, um lounge e áreas de estar exteriores elegantemente mobiladas. O paisagismo dos terraços e áreas externas é formado por espécies predominantemente tropicais e de baixa manutenção, criando uma exuberante sensação tropical no interior dos espaços.
Como mencionado anteriormente, o volume residencial de três andares é inteiramente construído com concreto aparente em seu estado natural, criando um impacto atemporal. Curiosamente, o alongamento de uma parte da parede interna é marcado por um motivo gráfico que destaca os detalhes e a beleza do concreto. Composto por uma série de ambientes íntimos interligados, conexões visuais através de espaços de pé-direito duplo, passagens e vários terraços, o projeto resulta em um espaço de fuga para todas as estações com um ambiente qualificado, arejado e iluminado.